Serviços

Psicologia Clínica

Psicologia clínica é o ramo da psicologia que se dedica ao estudo dos sofrimentos mentais, seus sintomas, causas, tratamentos e intervenções psíquicas. Aplica-se a todas as idades e existem muitas abordagens e sistemas variados. A clínica psicológica se caracteriza não pelo local em que se realiza – o consultório – como antigamente, mas pela qualidade da escuta e da acolhida que se oferece ao sujeito. Por isso, atualmente, já existem diversas plataformas que oferecem atendimentos psicológicos on-line. A forma que funciona a Psicologia clínica é parecida com o modelo médico, onde cabe ao profissional observar e compreender a demanda do sujeito para, posteriormente, intervir, isto é, tratar, “curar”. Nós psicólogos, não exatamente olhamos e focamos na patologia como os médicos fazem e sim na demanda do sujeito. O sujeito é visto como um ser singular, de demandas únicas, e a clínica deve oferecer acolhimento para essas suas questões particulares, propondo ao cliente que construa por si seus sentidos subjetivos e individuais, sem, necessariamente, ditá-los, pois o ser tem um potencial inato que deve ser instigado e trabalhado.

Psicanálise

A psicanálise é um método terapêutico desenvolvido pelo médico austríaco Sigmund Freud, no final do século XIX. Sua teoria psicanalítica sistematizou os conhecimentos sobre a psique humana. Ela é uma das abordagens da psicoterapia. O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente. Freud acreditava que ao tomar consciência dos pensamentos subconscientes, o paciente podia liberar traumas, emoções e experiências reprimidas e, por meio do autoconhecimento, aprender a lidar melhor com si e com os outros e se curar de transtornos mentais, neuroses e psicoses. Com suas investigações sobre a psique humana, Freud entendeu que os processos mentais inconscientes eram a fonte para os distúrbios psíquicos. Ele desenvolveu teorias sobre o inconsciente, os estágios psicossexuais, o simbolismo dos sonhos, entre outras. A psicanálise busca interpretar o significado inconsciente de sonhos, pensamentos, palavras e ações. Para isso, um dos métodos dessa terapia é a livre associação, no qual o paciente fala o que lhe vem à mente com a menor racionalização possível, trazendo os pensamentos e memórias inconscientes à tona.

Psicologia Organizacional e do trabalho

Um dos focos da Psicologia Empresarial está na melhora da produtividade e do lucro da empresa. Inicialmente, a função do psicólogo que atuava nesse ramo era exclusivamente conseguir profissionais adequados para cada função dentro da empresa. Ou seja: ele se preocupava com que era melhor para o negócio. Com o tempo, percebeu-se que a produtividade do ser humano e a da organização estavam diretamente ligadas. A partir daí, começou a preocupação não apenas com a empresa, mas também com seus funcionários e sua qualidade de vida. Foi dessa forma que surgiu a Psicologia Organizacional e do Trabalho. Seu objetivo é propiciar um ambiente que favoreça o trabalhador a atingir não apenas as suas metas de trabalho, mas também as suas realizações profissionais e pessoais. Assim, o psicólogo especialista nessa área se preocupa em criar estratégias que combinem suprir tanto a satisfação das necessidades das organizações quanto a de seus trabalhadores.